quarta-feira, 24 de junho de 2015

Domingo é dia de FindRua


Neste domingo, 28 de junho, a Diretoria de Juventude da Prefeitura de Torres em parceria com o Gabinete da Prefeita dá início ao FindRua, uma ação que visa o incentivo à cultura, esporte e lazer da juventude torrense. A iniciativa deve ocorrer sempre no último domingo de cada mês com atividades pela manhã, na Rua Marechal Deodoro, na descida do Morro do Farol e, pela tarde, na Praça Borges de Medeiros, na Prainha.



Conforme o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez, a inic iniciativa “é uma ação aberta para a comunidade, quem se interessar em participar das atividades já previstas ou dar ideias de novas, serão muito bem recebidas”, afirmou Diogo. “Será um momento de descontração e alternativo para a juventude e os demais cidadãos da cidade nos espaços públicos”, concluiu.

É esta a programação deste FindRua:

Pela manhã, na Rua Marechal Deodoro, na descida do Morro do Farol

   
9h – Abertura Find Rua
Long Board (até as 12h)

  
Pela tarde, na Praça Borges de Medeiros, na Prainha

  
13h – Abertura FindRua

13h - Capoeira

13h30 - Slackline

- Long board

- Bicicletas

- Artesanato Indígena

- Escoteiros

14h – Show de Rap com a banda "Localismo"

- Oficina de Grafite

15h- Street Dance

15h30 – Show com a banda "a Dupla"

16h30 – Show com a banda "Arara Azul"

18h – Encerramento

Saiba como funciona o PTEI- Programa Transporte Estudantil Inclusivo

O Programa Transporte Estudantil Inclusivo começou em Torres, efetivamente neste primeiro semestre de 2015. Com o propósito de esclarecer o funcionamento desta iniciativa, o responsável pela Diretoria da Juventude, Diogo Gonzalez, responde as dúvidas mais frequentes entre os estudantes. Confira: O que é necessário para fazer parte do programa? É necessário residir no município e estar cursando em
uma instituição de nível técnico ou superior fora da cidade, sem ter a possibilidade de fazer o mesmo curso no município por não haver esta modalidade ou ser, no mínimo, 40% mais barata a mensalidade fora do município ou, ainda, ser bolsista e usar de transporte coletivo para chegar na instituição de ensino. Também é necessária que a renda per capita do aluno seja de um salário e meio ou menos. Qual a documentação para ingressar neste programa? É necessário preencher uma ficha e abrir um processo, que pode ser efetuado no Atendimento ao Cidadão; cópia da declaração de renda dos familiares que moram juntos; cópia da Carteira de Trabalho de todos; cópia do CPF, RG e cartão do banco do estudante. Somente nos períodos de cadastramento. Depois de aprovado, como funciona o auxílio? Após ser aprovado no Programa, é necessário que até o 5º dia útil de cada mês o estudante traga os seguintes documentos: Nota fiscal do pagamento da transportadora, atestado de frequência/matrícula de cada mês assinado pela instituição de ensino e cópia do cartão da conta que será usada para receber o auxílio. O auxílio funciona em forma de ressarcimento, após ser comprovado o pagamento do transporte é feito o depósito. Quando posso me inscrever para participar do Programa? Duas vezes ao ano são abertas vagas para ingressar no programa, havendo vagas limitadas. Os ingressos do primeiro período têm sua vaga garantida para o segundo período, desde que tragam a documentação atualizada que foi solicitada anteriormente para o cadastramento, caso não tragam será aberta novas vagas. Quais são as datas para se inscrever e quantas vagas serão abertas? As datas e a quantidade de vagas serão divulgadas pelo site da Prefeitura Municipal de Torres e pelo Facebook da Diretoria da Juventude duas vezes ao ano. Qual o critério de seleção dos estudantes para receber o auxílio? O critério será a renda per capita juntamente com o valor que é pago no transporte. De quanto é o auxílio? O valor do auxílio pode diferir todos os meses, pois este é calculado pelo número de estudantes inscritos e em dia no referido mês. O Programa sofre risco de ser encerrado este ano? Não, o Programa prevê seu orçamento válido até o fim do ano de 2015

1º Fórum de Juventude ocorre na aldeia Nhu-Porã

Em homenagem ao Dia do Índio, em 18 de abril, a prefeita Nílvia Pinto Pereira, juntamente com o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez e o presidente do Conselho da Juventude, Daniel Ferrari, estiveram na Aldeia Nhu-Porã, no
 Campo Bonito, às margens da BR-101, para realizar o 1º Fórum da Juventude da cidade.

O evento contou com apresentações culturais das crianças da aldeia, roda com chimarrão e debates que abordaram assuntos como o Plano Municipal de Juventude, integração, projetos para a melhoria da aldeia e também sugestões para os próximos encontros.

“As políticas de juventude foram as primeiras que reconheceram a comunidade indígena como sujeitos de direito na administração municipal. O Conselho Municipal de Juventude é o único, até hoje, que garante cadeira para o Movimento Indígena, estas ações e garantias serão contínuas no Plano Municipal de Juventude”, assegurou o diretor de Juventude, Diogo.

Diretoria Municipal da Juventude de Torres participa do III EMDS em Brasília

Foi realizado na última terça-feira (7), durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Fórum dos Gestores de Juventude. Mais de 100 gestores municipais de políticas de juventude de todas as regiões do Brasil estiveram presentes, entre eles, o responsável pela Diretoria Municipal de Políticas para a Juventude, Diogo Gonzalez.
Em parceria com a 
FNP, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) promoveu atividades durante todo o dia. A programação começou com uma mesa de debates sobre a política de juventude com Gabriel Medina, secretário nacional de juventude, Daniel Gaspar, coordenador de participação e mobilização da Conferência Nacional de Juventude, e Rafaela Rodrigues, chefe de gabinete da SNJ.
Além das diretrizes da SNJ para os próximos anos e uma análise de conjuntura, o debate contou com discussões sobre a realização da 3ª Conferência Nacional de Juventude e apresentação do ID Jovem. Os gestores ainda fizeram seus questionamentos aos representantes da SNJ e compartilharam diferentes experiências sobre suas áreas de atuação.
Também ocorreram reuniões de articulação do Fórum de Gestores, uma palestra sobre financiamento de políticas de juventude com representantes de organismos internacionais e a mobilização continua nesta quarta-feira (8), com a pauta da redução da maioridade penal.
Conforme Diogo Gonzalez, o Fórum Nacional de Gestores de Política para Juventude é o momento de maior debate dos gestores junto a Secretaria Nacional de Juventude. Explica que é o momento em que é possível fazer a troca de experiências e conhecimentos para aprimorar os trabalhos em relação a política pública de juventude. “Algo tão recente em nosso pais, a efetiva participação do município neste evento mostra os avanços das ações de fortalecimento do jovem na cidade."
 Durante o evento foi pactuado o Fórum Estadual de Gestores de Juventude do RS, do qual o diretor municipal ficou como coordenador do Litoral. A Diretoria ainda efetuou agenda com o Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, e a Presidenta do Conselho Nacional de Juventude, Angela Guimarães. (colaboração do site www.juventude.gov.br)
 

Jovens de Torres devem ter cursos gratuitos

A Diretoria de Juventude e o Senac Torres devem começar uma parceria para dar cursos gratuitos na cidade. Em reunião realizada na última semana, foram definidas algumas ações, como a parceria para o Jovem Aprendiz. A idei
a é que jovens de famílias carentes tenham oportunidade de qualificação, dessa forma, os cursos seriam todos gratuitos.


“A diretora do Senac Torres, Luciane Cauduro, se colocou à disposição para nos ouvir e essa parceria tem tudo para dar certo”, afirmou o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez. Os cursos ocorrerão no espaço da Diretoria, que é amplo e onde terão salas de aula. Os cursos que vão necessitar de computadores serão feitos na sede do Senac.


O próximo passo será reunião com os integrantes do Programa de Apoio a Cidadania Juvenil, o Pac-J, para definir quais cursos poderão ser ofertados. Também ocorrerão reuniões com os empresários da cidade e com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para inserção dos jovens no mercado de trabalho, impulsionados pelo Jovem Aprendiz.

Pac-J começa a ser realizado nas escolas de Torres

A Diretoria de Juventude deu início, na última semana, ao Programa de Apoio à Cidadania Juvenil, nas escolas municipais. Neste primeiro momento de trabalho com os estudantes, a Diretoria está tratando sobre liderança, com dinâmicas e com a escolha de representantes das turmas. Com o Pac-J, como é chamado, as escolas receberão diversas oficinas, como Hip Hop, Slackline e Xadrez.

Por enquanto, cinco escolas já foram visitadas, Zona Sul, Manoel Oliveira Carneiro, Alcino, Mampituba e Manoel Ferreira Porto. Nos próximos dias, será visitada a escola Santa Rita. Os trabalhos são voltados para estudantes do 6º ao 9º ano. O direto
r de Juventude, Diogo Gonzalez, explicou como funcionará a escolha de representantes.

“As turmas escolherão dois representantes e com eles nós faremos reuniões mensais, ouvindo o que eles têm a dizer e o que nós temos a passar para eles”. Palestras e oficinas também serão oferecidas ao líderes de classe.

Até o momento, aproximadamente 500 alunos participaram do bate-papo com a Diretoria de Juventude que, como afirmou Diogo, nada tem de formal. “É uma conversa descontraída, onde eles têm liberdade para criticarem a administração atual, suas escolas, e também elogiá-las, ressaltando os pontos positivos. Dessa forma, procuramos estreitar os laços com os jovens, melhorando o clima nas escolas e integrando os alunos”.

Clube de Xadrez entrega premiação e inaugura nova sede

No último sábado, 14, foi realizada a cerimônia de entrega da premiação do Circuito Verão 2015 de Xadrez. Foram sete etapas, com a participação de 100 atletas de diversas cidades do RS e SC. O circuito teve o apoio dos clubes de xadrez de Torres e de Arroio do Sal e também das Prefeituras destes municípios. No mesmo dia foi realizada a inauguração da sede do Clube de Xadrez de Torres, que fica localizada na Avenida do Riacho, esquina com a rua 21 de Maio, 678, junto ao prédio do Lions Club e também onde está funcionando a Diretoria de Juventude. O diretor de Juventude, Diogo Gonzalez mostrou felicidade em presidir também o clube de xadrez. “Estou lisonjeado em ser presidente deste clube, foi um grande evento”. O Clube de Xadrez de Torres conferiu o título de presidente de honra ao enxadrista Vicente Cleo Rodrigues, pelos significativo trabalho realizado em prol do xadrez em Torres e região.

Diretoria de Juventude inicia reuniões para parcerias na nova sede

A Diretoria de Juventude e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos reuniram-se na última semana para tratar de novas parcerias. A Diretoria mudou sua sede para o prédio do Lions Clube, na Avenida do Riacho. O espaço, agora amplo, será local para trabalhos de cunho social para toda a comunidade, como cursos do Pronatec e posto de recolhimento de doações para o bairro Stan, por exemplo. “Os projetos são importantes para ajudar a comunidade local e desenvolver o Centro de Referência Municipal de Juventude”, disse o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez. Na oportunidade, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Gisliane Nascimento, colocou-se à disposição para atender as necessidade locais e procurar parceria com entidades do município. As entidades que tiverem interesse em desenvolver projetos, podem procurar a Diretoria de Juventude, na Avenida do Riacho, esquina da Rua 21 de Maio, 678, no prédio do Lions Club. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h e de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h30.

Estudantes receberão ressarcimento do transporte a partir do próximo mês

Os estudantes relacionados na lista do PTEI para ressarcimento de parte da mensalidade do transporte escolar estiveram reunidos no Centro Municipal de Cultura, nesta segunda-feira, 9, para tirar dúvidas e para que a Diretoria de Juventude apresentasse as normas para recebimento do benefício. Os estudantes que não compareceram à reunião deverão apresentar justificativa até sexta-feira, na sede da Diretoria, na Avenida do Riacho, 678, no prédio do Lions Club.

Ficou acordado que os estudantes deverão apresentar, até o dia cinco de cada mês, nota fiscal do pagamento da mensalidade do transporte. Sobre comprovante de frequência dos alunos, mudanças podem ocorrer, já que algumas faculdades não emitem comprovante mensal e, mesmo assim, nele não consta o percentual de frequência, tido pela Diretoria de Juventude como requisito para definir quantos reais será o ressarcimento de cada aluno.

Até o dia 5 de abril, os estudantes relacionados na lista deverão levar comprovante de frequência da faculdade, comprovante de pagamento da transportadora e sua conta bancária – onde o dinheiro será depositado. A entrega deverá ser feita na sede da diretoria ou para algum representante do ônibus, conforme for combinado.

Ainda neste semestre será aberta nova inscrição, que será divulgada pela Prefeitura, para quem quiser o ressarcimento na segunda metade do ano. De acordo com o número de aprovados, a verba poderá sofrer alteração. “Esta é uma medida sólida e os estudantes não perderão o direito, mesmo em outras administrações, os estudantes terão direito ao ressarcimento”, ressaltou o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez.

Sobre os critérios de avaliação, Diogo apresentou dois motivos principais. O primeiro deles é a renda, em que na família não pode passar de 1,5 salário mínimo por pessoa. O segundo motivo é pelos cursos estudados, sendo priorizados aqueles que não têm na cidade.

Mais ações da Diretoria de Juventude

O diretor de Juventude esteve reunido, na semana passada, com o coordenador Estadual de Juventude do Estado e com a coordenadora Estadual de Políticas LGBT, em Porto Alegre, para discutirem algumas políticas para Torres. Ficou combinado que neste ano terá a 1ª Conferência da Juventude de Torres e também palestras nas escolas, sobre homofobia.

09/03/2015

Diretoria de Juventude convoca estudantes para reunião

A Diretoria Municipal de Juventude divulgou, nesta quarta-feira, 4 de março, os acadêmicos que receberão auxílio para o transporte à faculdade no primeiro semestre deste ano, como parte do Programa de Transporte Estudantil Inclusivo, PTEI. Na segunda-feira, 9, haverá uma reunião com todos os nomeados, no Centro Municipal de Cultura – rua José A. Picoral, 171 – às 14h, para esclarecimento do funcionamento do benefício e para sanar eventuais dúvidas.

A partir deste mês os alunos já receberão a verba que será destinada ao ônibus, para isso é necessário levar comprovante de frequência da faculdade e comprovante de pagamento da empresa de ônibus, do mês corrente, na sede da Diretoria de Juventude, na Avenida do Riacho, encontro com a rua 21 de Maio, 678, anexo ao Lions Club.

Novos cadastros serão abertos neste semestre para vagar a partir de julho. Nos critérios de aprovação é levado em conta, principalmente, a renda per capita da família do candidato, além dos cursos e faculdades selecionados pelo aluno.

Abaixo, confira os nomes dos contemplados:
04/03/2015

Final do Circuito Verão de Xadrez é um sucesso

A grande final do Circuito Verão de Xadrez ocorreu neste sábado, 21, no Centro Municipal de Cultura. Foi a 7ª etapa, realizado em parceria com os Clubes de Xadrez de Torres e de Arroio do Sal, além da Diretoria Municipal de Juventude. Duas das etapas foram realizadas em conjunto ao Estação Verão Sesc.

O vencedor da etapa foi o jogador Newton Tambara, tendo a pontuação máxima possível para a etapa. O circuito teve a participação de mais de 50 jogadores durante as etapas, sendo divulgado por toda a comunidade enxadrista do Estado, obtendo grandes jogadores em suas realizações.

Na oportunidade, fez-se presente o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez, que também participou do Circuito. “É uma grande honra poder realizar e prestigiar um evento desta importância, foi uma união de dois municípios para a construção deste Circuito e parceria muito promissora, agradecemos também a Prefeitura de Arroio do Sal pela grande ajuda e nos deixamos a disposição para próximas atividade em conjunto”, concluiu.

21/02/2015

2º Campeonato Municipal Aberto de Slack Line acontecerá sábado


O 2º Campeonato Municipal Aberto de Slackline de Torres foi realiado no último sábado, 21, no Estação Juventude – espaço em conjunto ao Estação Verão do Sesc, na Praia Grande. Apesar da forte chuva, o evento ocorreu com normalidade e contou com a presença de atletas de Torres e até mesmo do Uruguai, atraindo curiosos e admiradores do esporte, 
durante as quatro horas de duração.O grande campeão foi o torrense Ricardo Utzig Nardi, também representante do Movimento Torrense de Slackline – MTS. Como Melhor Manobra, o vencedor foi o porto-alegrense Andrey Severo, que também colaborou como jurado da categoria geral, juntamente a Adriana Fernandes e Leonardo Knabben.
A Diretoria de Juventude fez a abertura do evento através do seu diretor, Diogo Gonzalez, e o representante do MTS, Ricardo Utzig. Diogo relatou que “o 1º Campeonato Municipal, que ocorreu no Balonismo do ano passado, foi um grande sucesso pela mesma parceria que o Movimento vem fazendo com a Prefeitura, e lá foi proposto a construção dos Slackpoints na cidade. O 2º Campeonato está sendo realizado no 1º Slackpoint da cidade, é uma concretização dessas demandas e logo teremos novos eventos.” Também apoiaram este evento o Estação Verão Sesc, Casa São Paulo Magazine, Slackproof e Number One Tattoo.


21/02/2015



sexta-feira, 19 de junho de 2015

1º Campeonato de League of Legends – LoL será este mês!

A Diretoria Municipal de Juventude e a Lan House Maximum Games estão lançando o 1º Campeonato de LoL de Torres. O evento que será sediado na própria Lan House, ocorrerá nos dias 20 e 21 de dezembro, sábado e domingo. O campeonato tem a intenção de divulgar a modalidade para toda a região, desmistificando a prática que já é de grande interação dos jovens de Torres e de outros lugares.


O representante da Maximum Games, Rodrigo Alexandre Silva, fechou o acordo do campeonato na quinta-feira da última semana, com grandes expectativas de público e divulgação do jogo. Para o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez, uma das missões do Poder Público, através da Diretoria de Juventude, é o incentivo a todas modalidades esportivas, inclusive as virtuais, os E- Esportes. “Por essa razão também devemos contribuir para que eles estejam na Ordem do Dia do Governo”,frisou.

League of Legends é um MOBA desenvolvido e publicado pela RIOT. Seu desenvolvimento conta com a participação de Gabriel Sanches, antigo desenvolvedor de Dota (Defense of the Ancients) e com Steve Pendragon, administrador do antigo mapa de Dota. O jogo foi muito bem recebido com seu formato free to play (grátis para jogar), um sistema que permite a qualquer um jogar sem a necessidade de pagamento, porém com itens que podem ser adquiridos com dinheiro real. O jogo tornou-se o mais seguido do mundo, com cerca de 1,3 bilhões de horas jogadas.

08/12/2014

Diretoria de Juventude põe o Plano Juventude Viva em ação

Com a missão de recolher dados significativos e informações para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude, o Comitê Gestor do Juventude Viva de Torres está fazendo uma pesquisa nas escolas, através de questionários, para saber qual é o índice de violência e preconceitos em geral sofridos pelos alunos, com atenção especial ao racismo.


A primeira escola visitada pelos membros do Comitê e da Diretoria Municipal de Juventude foi a E.M.E.I Manoel Ferreira Porto, onde todos os estudantes, do 6º ao 9º ano, participaram do questionário. Depois de realizado o trabalho em toda a rede municipal, serão feitas visitas em bairros e de campo, para melhor elaboração do Plano de Enfrentamento.


Estiveram nas entrevistas o diretor de Juventude Diogo Gonzalez e a diretora-adjunta Giovanna Santos. O projeto, feito junto à Secretaria Nacional de Juventude, firma o compromisso de Torres em realizar estudos voltados a compreender e eliminar a violência entre os jovens.

Lendas e pontos turísticos da cidade são temas de revista escolar

 Estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Governador Jorge Lacerda tiveram a oportunidade, através do Programa de Incentivo a Cultura – PIC, da Diretoria Municipal de Juventude, de ver seus trabalhos escolares ganharem destaque com a confecção de uma revista, intitulada “Expressões Artísticas” e que reúne diversas fotos e desenhos dos alunos.

O projeto foi elaborado e executado pelos estudantes Héctor Dorneles, Marina Müller, Pablo Pacheco e Yasmin de Borba, todos do terceiro ano do ensino médio politécnico da mesma escola. A revista contém vinte e quatro páginas, reunindo 37 trabalhos artísticos apresentados em mostra de arte da Escola Jorge Lacerda.

“Toda forma de manifestação artística deve ter a oportunidade de ser apresentada e admirada, em especial a dos jovens, que devem ser incentivados com programas como este”, declarou o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez. Ele lembra que a revista não teria sido possível sem o empenho dos formandos que se organizaram e reivindicaram todo o processo da revista, tornando-a viável.

02/12/2014

Diretoria de Juventude fecha calendário para 2015 com parcerias

Em reunião realizada entre a Diretoria de Juventude, as orientadoras educacionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Jocélia Espíndula, foram debatidas ações para o calendário da Juventude em 2015. A reunião ocorreu na sede da SME, dia 18 de novembro, e contou com a presença do diretor de Juventude, Diogo Gonzalez e da diretora adjunta, Giovana Santos.



Os trabalhos que serão realizados em parceria com as orientadoras educacionais tratarão sobre “Liderança e Representabilidade”, através do programa de Apoio à Cidadania, à Participação e à Representação Juvenil – PAC J. Para implantar os projetos, representantes da Diretoria da Juventude irão, juntamente com as orientadores, passar em cada escola para organizar o processo de eleições de representantes de turma e, posteriormente, eventos e atividades através do MovimentAção, projeto de intervenções esportivas e artísticas no intervalo das aulas.

Além disso, outra ação importante ocorrerá, será o Conversa Franca, que visa o diálogo com as comunidades e escolas, para construção do Plano Municipal de Juventude Participativo, através do Fórum Permanente de Juventude – FPJ. “É através da sala de aula que as maiores lideranças desenvolvem seu potencial, sendo representantes de turma e participando de Grêmio Estudantil, devemos incentivar cada vez MAIS os jovens a ingressarem nessas causas”, disse o diretor de Juventude, Diogo Gonzalez.

Dia Nacional da Juventude é comemorado em Torres

Assim como em outras cidades brasileiras, o domingo, 19 de outubro, foi de comemorações pelo Dia Nacional da Juventude. Em Torres, reuniram-se cerca de 300 jovens da Diocese de Osório, somando dez paróquias. O encontro foi para unir esforços, levando aos jovens a evangelização.

Durante as atividades, emoção, testemunhos e muita oração. O bispo Dom Jaime marcou presença, assim como o Coordenador da Juventude da Mitra Diocesa do Litoral Norte, Pe Tiago. Também estavam presentes, o pároco de Torres, dson, o Pe. Leonir, da Vila São João e o Pe.Rodrigo, de Morrinhos do Sul.

O encontro culminou com uma missa na igreja Santa Luzia, em momento de reflexão e confraternização. A Diretoria de Políticas para a Juventude, da Prefeitura, esteve representada pela assessora Giovanna Santos.

22/10/2014

Diretoria da Juventude e Ascort fecham parceria para a Semana da Juventude

Nesta quarta-feira, 22, ficou definido uma parceria entre a Diretoria de Políticas para a Juventude e a Associação dos Corredores de Torres para a realização da Semana da Juventude, que será realizada no mês de novembro, com dias ainda a serem definidos. O tema foi tratado durante reunião entre a diretora adjunta da Diretoria, Giovanna Santos, com o representante da Ascort, Airton Luiz Gaelzer.
Provavelmente seja feita uma corrida da juventude, visando o bem-estar de crianças e adolescentes, que também é um objetivo da Ascort. “Você não corre contra o outro, corre contra você mesmo. O outro é apenas um incentivo para que você se supere. A corrida de rua te ensina a ser melhor”, frisou Airton. A Ascort foi fundada em 2011 e desde lá trabalha na busca por novos atletas, envolvendo crianças e adolescentes em um trabalho esportivo e social.
A corrida é um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. É ainda uma atividade completa que envolve praticamente todos os músculos do corpo, aumenta a taxa metabólica, a frequência cardíaca e trabalha também o sistema cardiovascular. Dessa forma, é recomendada a todas as pessoas, independente da idade, desde que respeitem o limite do próprio corpo.

Torres realizará evento em comemoração ao Dia Nacional da Juventude

A Diretoria Municipal da Juventude esteve reunida, nesta quarta-feira, 17, com alguns padres de paróquias da região para confirmar a realização do Dia Nacional da Juventude, DNJ. O evento pretende reunir aproximadamente dois mil jovens católicos em Torres, no dia 19 de outubro.

Os jovens poderão participar de oficinas de Hip Hop, Slackline, Grafite e outras atividades, que ainda serão confirmadas pela Diretoria da Juventude, que dá apoio ao evento. “Este evento reflete em uma enorme organização juvenil por parte da organização católica. Devemos dar apoio a estas iniciativas que dão oportunidades para nossa juventude”, afirmou o diretor da Juventude de Torres, Diogo Gonzalez.
 Estiveram na reunião, além de Diogo, a diretora adjunta, Giovanna da Rosa e os padres Edson Luiz Bataglin, da paróquia de Torres, o padre Tiago de Fraga Gomes, da paróquia de Maquiné e Angélica Lentz Bauer de Matos, coordenadora do Grupo de Jovens.

Torres sedia Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay

Com mais de 500 participantes, o Capítulo Guardiões das Torres, nº 451, de Torres, sediou o XXV Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay, CGOD, no último fim de semana, 11 e 12, na Ulbra. Na cerimônia de abertura, a prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira se fez presente, assim como o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Márcio Biasi. O presidente da Câmara de Vereadores, Dê Goulart, também estava. Representando a Diretoria Municipal da Juventude, estiveram o diretor Diogo Gonzalez e a diretora adjunta Giovanna Santos. Algumas autoridades maçônicas de nível nacional e estadual também marcaram presença.

Foram 26 Capítulos DeMolays, sendo alguns representados por membros do Paraná, Santa Catarina e Uruguai. A prefeita Nílvia se emocionou com a cerimônia de abertura e demonstrou admiração aos jovens ali presentes. “É um orgulho ver estes jovens aqui em Torres, ver como se comportam, ver como valorizam a família, o lar. O caráter de vocês é admirável”, declarou.

O CGOD é realizado uma vez por ano, sempre em municípios diferentes. Nele, debatem-se novas ideias e ações para o bem da Ordem. Também é um momento de confraternização, com a realização até de competições esportivas, como o futsal. Neste ano, a Copa Jacques DeMolay foi vencida pelo Capítulo Cavaleiros do Sol, nº 639, de Osório. Em segundo lugar, ficou o Capítulo Rio Grande, nº354, de Rio Grande. O Capítulo Guardiões das Torres, nº 451, ficou em 3º lugar.

O XXVI CGOD será realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2015, em Lajeado, no Vale do Taquari, sediado pelo Capítulo Cavaleiros Templários do Vale do Taquari, nº 805.

O que é a Ordem DeMolay?

Segundo o site institucional da Ordem, www.demolaybrasil.org.br, a Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Os jovens carregam consigo três baluartes, liberdade civil, religiosa e intelectual.

Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV. Fora queimado, após não entregar seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Reverenciando sua memória, os DeMolays tentam viver suas vidas baseadas nestes princípios e ideais, com os quais qualquer jovem pode conviver. Possui em seu fundamento sete princípios essenciais, os quais chamam de Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

O Capítulo Guardiões das Torres, nº 451, foi fundado em 99 e começou suas atividades em 2000. É patrocinada pela loja maçônica A. E. R. L. S. Obreiros das Torres – GORGS, onde também realiza seus encontros. 


12/10/2014

Diretoria de Juventude faz parceria com aldeia Nhú Porã

 Diretor municipal de Juventude, Diogo Gonzalez, esteve na Aldeia Nhú Porã, no último sábado, 11, para reunir-se com o Conselho da Aldeia, realizando levantamento sobre as condições em que ela e sua comunidade se encontram. Na reunião foi fechada a parceria para que a primeira atividade do Fórum Permanente de Juventude, FPJ, ocorra na aldeia Nhú Porã, em 22 de outubro, quarta-feira.

O Fórum faz parte das diretrizes da Diretoria da Juventude, que fará visitas a todos os bairros da cidade para conversar com a juventude. Por meio destes contatos será planejado o Plano Municipal de Juventude Participativa que definirá objetivos e melhorias para os próximos anos, em Torres, em assuntos voltados aos jovens.

Na visita aos indígenas, os jovens do grupo citaram algumas mudanças que ocorreram desde a primeira visita da Diretoria da Juventude, em 2013, quando apresentaram reivindicações. No ano passado, por exemplo, os alunos da aldeia estudavam junto ao posto de saúde do local, sem divisórias, com poucas condições de aprendizagem. Hoje, têm escola própria, com salas divididas, banheiros e refeitório, condições mínimas para um aprendizado digno.

Entre as reivindicações de hoje, pediram para que se fizessem oficinas e cursos na aldeia, assim como viagens com os alunos locais. Outra sugestão foi a integração dos estudantes da aldeia com alunos do restante do município, numa espécie de intercâmbio.

11/10/2014

Torres sedia Fórum Regional de Jovens Escoteiros

O Grupo Escoteiros do Mar Ilha dos Lobos nº 159-RS, comemorou no último sábado, 12, o aniversário de 33 anos de fundação. Junto a isso, realizou-se o Fórum Regional de Jovens Escoteiros, na Escola São Domingos. Participaram aproximadamente 55 escoteiros de todo o Litoral Norte Gaúcho. 
Comandados pela Chefe Ivanilda Vasconcellos, conhecida como Chefe Xuxa, foram decididas atividades e ações do escotismo jovem para os próximos anos, como por exemplo, a realização de um acampamento distrital em Torres.
O escotismo é dividido nos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. No encontro, marcaram presença dois escoteiros de cada ramo, por grupo escoteiro. O diretor municipal da juventude, Diogo González, marcou presença como participante do ramo Pioneiro. “O encontro é uma forma de incentivar os jovens a discutir o destino de um movimento que eles mesmos fazem parte. Isso também é importante para suas vidas pessoais e estimula a liderança em cada um”, afirmou.

12/09/2014