Hoje, terça-feira, 12 de agosto, é o dia da juventude. Nesta data comemora-se o dia internacional, nacional e municipal dos jovens. Em Torres, a data é festejada pela Diretoria da Juventude com a concretização de uma política pública para os que estão entre os 15 e 29 anos. Na tarde desta terça-feira ocorreu a primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude-ComJovem na sala de reuniões da Prefeitura onde foi eleita a diretoria. O Conselho foi uma conquista da juventude torrense.
A comemoração do dia de hoje iniciou com uma entrevista do diretor Diogo Gonzalez e a diretora adjunta Giovanna Santos à Rádio Maristela. Por meio desta divulgação, a diretoria oportunizou aos ouvintes da emissora conhecimento sobre as iniciativas do setor. Uma das ações foi a criação do Conselho criado pela lei municipal 4702 de 31 de julho de 2014. Na entrevista foi divulgada sobre a reunião da constituição do ComJovem ainda provisório, pois de acordo com a legislação, vários trâmites ainda serão encaminhados. Foi eleito como presidente da entidade, Daniel D'avila Ferrari (Ordem Demolay Guardiões das Torres); vice-presidente Lauren Padilha (Movimento das Mulheres) e como secretário, Diogo Gonzalez.
Conforme o responsável pela Diretoria da Juventude, setor ligado ao Gabinete da Prefeitura, “até recentemente a grande dificuldade dos jovens em Torres era a falta de oportunidade em geral”. Com a criação de uma Diretoria da Juventude na Prefeitura surgiu a possibilidade da criação de políticas públicas que pretendem viabilizar o acesso dos jovens a várias oportunidades, seja em estudo, trabalho, artes, entre outros, destaca.
Políticas Públicas
Em comemoração ao Dia da Juventude, a Diretoria promove a Semana da Juventude que segue nesta quarta-feira com iniciativas como o Programa Juventude Viva com assinatura do Pacto Voluntário, às 17h, com a prefeita Nílvia Pinto Pereira e a Secretaria Nacional de Juventude e também a apresentação da minuta do Plano Municipal de Políticas para Juventude abordando os Fóruns de Juventude e Projeto Fala Sério.
Entre as ações já realizadas pela Diretoria é citado o Cadastro Estudantil que encontra-se em etapa de cálculo final dos valores por estudante. Este programa social está previsto para primeiro semestre de 2015. Nas atividades culturais destacam-se o Roda no Carpete e o Projeto Grafite que inicia em outubro de 2014. Ainda encontram-se na Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores, a Lei do Fundo Municipal de Políticas para Juventude e a Lei do Conselho de Políticas Sobre Drogas.
12/08/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário